Confissões de um Turista Profissional - Kiko Nogueira


Confissões de  um turista profissionalO livro Confissões de um Turista Profissional, do autor Kiko Nogueira, como o próprio nome diz são relatos de seu pseudônimo Jota Pinto Fernandes sobre assuntos relacionados ao turismo. De uma forma bastante inovadora e divertida, Jota Pinto nos conta em cada novo capítulo suas experiencias de turista profissional. 

Logo no Prefácio fiquei admirado com a criatividade de Tati Bernardi - colega de Kiko e Jota - que fala um pouco de cada um e como os conheceu de uma forma totalmente inovadora e engraçada.

"Falei que eu escrevia e o Kiko se interessou em ler alguma coisa, daí mandei alguns textos e ele adorou. Começamos a trocar uns e-mails e nunca mais paramos. Hoje temos uma linda amizade (intelectual, espiritual, fraternal) e um dá muito força pro outro: ele publica tudo o que eu escrevo e eu falo que ele aparenta ter 28 anos."

"Falei que escrevia e o Jota Pinto se interessou em ler alguma coisa, daí mandei um material e ele achou tudo uma grande droga. Começamos a trocar uns e-mails nos xingando e nunca mais paramos. Hoje nutrimos um ódio especial um pelo outro (intelectual, espiritual, fraternal) e no que podemos atrapalhar a vida um do outro, atrapalhamos: ele não publica quase nada do que escrevo e eu simplesmente falo a verdade."

Uma das "histórias" que mais me chamou atenção foi a primeira, cujo o título é "Ráu mãtch?". Neste primeiro capítulo Jota Pinto revela ao leitor que o Rio iniciou um curso de inglês para prostitutas. Isso mesmo! Isso tudo por causa do Pan e do número de clientes estrangeiros que as moças atendem neste período. Além do inglês, eles ainda querem incluir o espanhol no currículo. Depois de ler isso fiquei pensando, como é que o brasil quer acabar com o estereótipo de que é o lugar certo para quem procura sexo fácil com meninas pobres agindo desta forma? Pois é, eu também não sei. 

Além desta primeira história, há outras que muito me interessaram, me fazendo por vezes pensar e outras vezes rir. Outra cronica que achei interessante, foi a "Pela volta da mulata". Nesta, o pseudônimo Jota Pinto conta o preconceito dos próprios brasileiros com essas mulheres e como torcem o nariz pelo fato de a mulata ser o símbolo do Brasil; o que é uma grande asneira. Alias, sabemos que essas mulheres são admirados pelo mundo e desejadas pelos homens e isso é algum pecado? O Brasil hoje não quer ser mais conhecido por essas mulheres, mas fazer o que se os gringos gostam mesmo é das mulatas? 

Não posso deixar de citar também a crônica "Ame-os ou deixe-os", uma bela critica aos antiamericanos que adoram viajar para os Estados Unidos. Alias, quem nunca ouviu falar em brasileiros que criticam os EUA e sonham ou até mesmo vão sempre que podem ao mesmo? Ou você ama ou você odeia, né?

O livro Confissões de um Turista Profissional, em um primeiro momento pode não chamar tanto atenção, como foi o meu caso. Para dizer a verdade não estava muito entusiasmada para lê-lo, mas a forma com que o autor escreve tão leve e tão divertida me fez adorar o livro. Além disso, o autor soube argumentar com um número mínimo de páginas em cada capítulo, convencendo o leitor de suas opiniões e não deixando em momento algum que nos desprendêssemos do livro. As imagens que são como uma introdução a cada capítulo deixam as histórias mais divertidas. Mas o que me fez admirar o autor foi a ousadia do mesmo. Sempre ouvimos as pessoas falarem dos locais como se fosse o "paraíso", não ouvimos criticas, mesmo que hajam e neste livro Kiko Nogueira e seu pseudônimo Jota Pinto tiveram a coragem de revelar assuntos para o leitor que a maioria desconhecia, dizendo a verdade. "Tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais vão contar." Recomendo.


Ei, quase ia me esquecendo, rs. Feliz Natal para todos vocês viu? E um prospero ano novo. Que em 2012 os livros só aumentem! 

Autor: Kiko Nogueira 
Titulo: Confissões de um Turista Profissional
ISBN: 9788563219435
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2011
Número de páginas: 94
Assuntos: VIAJENS

0 comentários on "Confissões de um Turista Profissional - Kiko Nogueira"

Postar um comentário

 

Jovem Leitora Copyright 2010 ~ Designed by Rinda's Template ~ Inspired by Ipiet Template ~ Author by Your Name's Here :)